ESCRITA; UM PROCESSO VIVO E INTERATIVO.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A CONQUISTA DA AMÉRICA ESPANHOLA: ASTECAS E INCAS.

Resumo da aula.



Os espanhóis chegaram ao continente Americano no ano de 1492.
O continente ficou isolado do velho mundo por milhares de anos. Porem havia sociedades e civilizações na América vivendo sua própria história, até a chegada dos navios de Cristóvão Colombo.
Diego Rivera: A grande Tenochitlán. México

Os espanhóis não demoraram a tomar conhecimento da existência de sociedades muito ricas e desenvolvidas na América.   
Movidos pela ambição alguns aventureiros quiseram conquistar esses povos. Dentre eles destacou-se a figura de Hernán Cortez.  


Com o auxilio de cerca de 400 homens, 17 cavalos, 10 canhões e algumas armas de fogo, Cortez consegui com muita facilidade dominar o império asteca que contava com um exercito estimado em 500 mil homens.

Diego Riveras: O império Asteca subjugado.  

Quem eram os Astecas?  

Os astecas formavam uma civilização que habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Embora fossem herdeiros culturais de outras grandes civilizações, os Astecas conseguiram desenvolver técnicas e conhecimentos bastante elevados.
Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México).


A partir de sua capital, Tenochtitlán, os Astecas controlavam um grande império que incluía quase todo o centro e sul do México. Foram guerreiros famosos, com uma organização militar muito desenvolvida.

Ruinas da cidade de Tenochitlán. 

Na arquitetura sobressaíram-se na construção de monumentos, diques e aquedutos os Astecas também construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos.


Ruinas de um palácio

             Entre os astecas também existiam arquitetos responsáveis por elaborar a construção de templos e obras públicas. Diversos palanques, rampas e represas eram elaboradas para o desenvolvimento da agricultura. Além disso, o complexo grau de elaboração arquitetônica era marcante nos templos e palácios astecas.


               Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc





As cerimônias religiosas eram realizadas em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes. Politeísta, os Astecas cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada: Quetzacoalt.


O artesanato era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas.
No âmbito da pintura e da escultura desenvolveram ricas técnicas de cunhagem em metais. Suas gravuras possuíam perspectiva e as imagens sempre eram retratadas de frente ou de perfil. Várias cores adornavam o padrão estético asteca, sempre marcado por cores quentes e vibrantes. Outro trabalho artístico asteca empregava a manipulação de penas e plumas utilizadas na confecção de adornos e acessórios utilizados por nobres, sacerdotes e autoridades políticas. Como representam as imagens a seguir.

Escultura cunhada em ouro


Representada por desenhos e símbolos escrita entre os Astecas não tinha apenas um caráter funcional, muitos poemas, cantos religiosos e peças teatrais foram registradas por seu sistema de escrita.

Reprodução da escrita Asteca.


Calendário Asteca. 


A medicina entre os astecas era uma tarefa desempenhada por xamãs e curandeiros. Por meio de rituais e transes diagnosticavam a doença e o tratamento contra certos incômodos físicos. A fitoterapia era um método recorrente na preparação de infusões, chás e pomadas destinadas aos mais variados tratamentos médicos. Por meio do conhecimento acumulado faziam sangrias, tratavam feridas, curavam cáries e doenças visuais e auditivas. 



A riqueza da cultura e dos saberes dos astecas demonstra o notório potencial criativo deste povo, desenvolveram diversos conceitos matemáticos e astronômicos. Além disso, a diversidade cultural asteca questiona o tradicional olhar eurocêntrico que coloca as demais civilizações como abaixo do “elevado grau” de desenvolvimento da cultura européia. Infelizmente, toda essa riqueza foi em grande parte perdida com o processo de dominação espanhola deflagrado no século XVI.
Levando isso em consideração por que Hernán Cortez conseguiu dominar o império Asteca com relativa facilidade?


Primeiro: superioridade da tecnologia militar dos espanhóis. Cortez pode vencer os Astecas como uso de armas de fogo especialmente canhões e cavalos que os astecas desconheciam. 


Segundo: Ajuda de aliados locais. As populações submetidas pelos astecas, sendo obrigada a lhes pagar tributo, aliaram-se aos espanhóis contra um inimigo comum. E depois a Contaminação por doenças trazidas pelos espanhóis. Sem proteção natural contra doenças como varíola, tuberculose e gripe, trazidas pelos europeus, grande parte dos Astecas adoeceu e morreu facilitando a conquista. 
Outro fator importante a ser considerado é que os astecas achavam que a chegada dos europeus era a concretização das profecias, dessa forma os europeus foram recebidos como deuses pelos astecas.


Em três anos (1519 até 1521) os conquistadores destruíram a cidade de tenochitlán, a capital do império Asteca. 
Desaparecia assim a última grande civilização nativa do território mexicano, após quase um século de grande desenvolvimento e esplendor.

Os Incas.

              
                   Os Incas estavam localizados nos Andes, região montanhosa na América do sul.


      Os incas formaram uma grande civilização e sua capital era Cuzco no atual Peru.

Atual Cuzco, Peru.
  Ocupando uma extensa área o império Inca chegou a reunir 12 milhões de súditos que falavam o Quíchua.
Influenciado pela cultura de outros povos que viviam na região, fundaram uma sociedade que sobreviveu por quase três séculos, até a chegada dos espanhóis em 1532. 



Descendentes dos antigos incas

“O Inca” era a mais importante autoridade política entre o povo inca. Venerado como o descendente do deus-sol, o imperador era o principal guardião de todos os bens pertencentes ao Estado, incluindo a propriedade das terras.

Representação das comemorações de solstício. 
A religiosidade politeísta dos incas era marcada pela adoração de vários elementos da natureza, como o sol, a lua, o raio e a terra. No sistema de valores da religião inca, todos os benefícios alcançados deveriam ser retribuídos com algum tipo de sacrifício que expressava a gratidão dos homens. Por esse fato, observamos que os incas organizavam vários rituais onde os sacrifícios, inclusive de humanos, eram comuns.


Os Incas utilizaram a pedra como base das construções. Embora habitassem uma região montanhosa, onde a dificuldade de construir é maior, construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e observatórios astronômicos. Para interligar as cidades que integravam o Império Inca, uma série de estradas em pedra foi construída com o objetivo de facilitar a comunicação e o deslocamento entre as pessoas.

Trilha construída pelos Incas. 
 Vale ressaltar que as cidades Incas contavam com vários projetos arquitetônicos complexos que incluíam a construção de palácios, fortalezas, e templos com dimensões surpreendentes.

Ruinas de Machu Piccho. 
A terra era propriedade do Inca (imperador) e repartida entre seus súditos. As terras reservadas ao Inca e aos sacerdotes eram cultivadas pelos camponeses, que recebiam também terras suficientes para subsistir. A agricultura era à base da economia inca; a ela se dedicavam os habitantes plebeus das aldeias. Baseava-se no cultivo do milho e da batata. As técnicas agrícolas eram rudimentares, já que desconheciam o arado. Para semear utilizava um bastão pontiagudo. Os campos eram irrigados por meio de um sistema formado por diques, canais e aquedutos. Possuíam rebanhos imensos de lhamas e vicunhas, que lhes forneciam lã. 

Sistema de irrigação e plantio desenvolvidos pelos Incas.

                 Os Incas desconheciam a escrita, mas sua tradição oral foi registrada pelos conquistadores espanhóis. Possuíam um sistema peculiar de registro, provavelmente utilizado apenas para números, chamado quipos (cordéis de cores variadas, com nós em determinadas posições), utilizados para avivar a memória. 
                 Quando chegou a região do Peru, em 1532 Francisco Pizarro encontrou um império em graves agitações políticas. 
      A morte do imperador Capac e seu herdeiro, vitimados pela varíola, desencadeou uma disputa pelo poder entre seus outros filhos. Ma mesmo assim foi fácil para os europeus,  tudo dificultava o avanço e a conquista dos espanhóis, a começar pela geografia, pois os Andes não permitia grandes deslocamentos e as trilhas feitas pelos Incas dificultavam ainda mais o deslocamento de grandes tropas.  

Atualmente as antigas trilhas são pontos turísticos. 
Aproveitando-se da situação, Pizarro, com seus 180 homens e 27 cavalos dirigiu-se a capital e aprisionou, por meio de uma cilada, Atahualpa, o enfraquecido imperador Inca, que contava com 80 mil soldados e uma guarda pessoal de 5 mil guerreiros. 

 A superioridade numérica dos incas não foi suficiente para vencer Pizarro, que contava com canhões e outras armas de fogo que aterrorizavam os índios. 
            Atahualpa foi feito prisioneiro e 6 mil incas morreram massacrados, sem baixas do lado espanhol.


A cidade de Cuzco (capital do império) e Quito foram tomadas, mesmo após a enorme quantidade de ouro e prata entregue aos invasores como resgate pelo imperador.
            Pizarro fundou em 1535 a cidade de lima, as margens do oceano pacifico que se tornou depois a capital do vice-reinado do peru.

Espanhóis saqueando a capital do império Inca; F. Blanch.  
Os objetivos dos espanhóis eram conquistar riquezas e almas na América.
            Assim, os indígenas que não foram massacrados, foram escravizados pelos espanhóis para trabalhar na exploração das minas e no carregamento de metais preciosos.  

Trabalho nas minas; Museu Inca Cuzco Peru.
      A conquista do império Inca foi mais difícil do que a conquista do império Asteca. 
     Os espanhóis demoraram 50 anos para conquistar e destruir todo o império inca. Só em 1572 o ultimo rei inca, Tupac Amaru, foi derrotado.



Depois de preso Tupac Amaru foi morto pelos espanhóis. 

46 comentários:

  1. eu addorei saber disso...
    meu trab da escola vai fiicar d+
    miranda dhacotha:-)

    ResponderExcluir
  2. Quais foram os principais acontecimentos das duas conquitas , Império Astecas e Império Inca ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles foram explorar o império asteca para extrai ouro e especiarias e no império inca

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu texto muito bem elaborado
    e explicado,ficou ótimo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom esse texto explica tudo de direito

      Excluir
  4. PARABÉNSSSSS
    ...ficou ótimo,vai me ajudar muito
    no meu trabalho.(Keila duarte-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AGR eu vou tirar um 10 na prova de história pq a professora mandou eu fazer aki em casa e eu to copiando da net U.U RSRSRS.... [BVI]jonny[DONO]

      Excluir
  5. legal meu trabalho vai ficar 1000!\taisa\

    ResponderExcluir
  6. ficol muito legal vo tira dez

    ResponderExcluir
  7. aiiiiii porque não achei esse saite antes
    fiquei com nota baixa que raiva

    ooo

    ResponderExcluir
  8. professor Vagner seu blog é 10

    ResponderExcluir
  9. meu professsor vai me da um 10

    ResponderExcluir
  10. meu trabalho ficou dez

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu blog, é bastante informativo e capta o essencial da história.

    ResponderExcluir
  12. Belo resumo...mas deixou muitos detalhes para trais. Da para entender a historia e fazer um bom trabalho d colegial. Mas pra min que procuro fontes com mais detalhes para meu trabalho facultativo , não li nada do que eu soubesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, Muitos detalhes ficaram de fora por que o objetivo dessa e de outras publicações é simplesmente fazer um resumo de algumas aulas para consulta. Lamento por não ter atendido sua necessidade, mas tenho uma dica: se vc estiver em São Paulo tem o memorial da América latina lá vc vai encontrar um infinidade de materiais ideal para fazer um trabalho de graduação...
      obrigado até mais...

      Excluir
  13. Como os incas se transportavam , qual o nome dos animais , faltou isso mais fora isso , esta de parabéns quem escreveu o site !

    ResponderExcluir
  14. Ficou muito interessante, parabéns!! Me Ajudará bastante na prova de amanhã.
    Priscilla B.

    ResponderExcluir
  15. muito bom, bem explicado e elaborado, com imagens e tudo e dificil achar um site assim

    ResponderExcluir
  16. A semelhança da história é gritante não?Ja se perguntou porque? Seu texto está ótimo .

    ResponderExcluir
  17. É fascinante saber mais sobre sobre nossa cultura....
    Texto maravilhoso e de facíl entendimento..parabéns...

    ResponderExcluir
  18. goste eu tirei 10 no trabalho eu adore parabéns!
    obrigado
    ass:Hevelyn Marques de Lima

    ResponderExcluir
  19. Nossa amei , VAI ME AJUDAR MUITO

    ResponderExcluir
  20. Muiito Bom kra.. Eu AMei e Mim ajudou Muito,,

    ResponderExcluir
  21. Amei! Meu trabalho vai ficar d+!!! Só precisava dos astecas e ganhei como bônus, os incas!!! Vlw mesmo!!!

    ResponderExcluir
  22. Salvou minha vida!!!!! Finalmente algum site que não é só copia e cola, vlw, meu trabalho de história vai ficar mto bom com esas explicações/comparações

    ResponderExcluir
  23. Amei..........
    Este site salvou mnh vida nesse bimestre eu passo em historia...
    vlw!

    ResponderExcluir
  24. nossa muito bm! gostei muito ... vcs estao de parabéns ehm vlw nssa .

    ResponderExcluir
  25. Foi um bom trabalho mesmo o seu! As ilustrações fugiram do óbvio, mostrando inclusive a arte de Diego Rivera. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  26. me ajudou bastante mas falta conteúdo!!!!

    ResponderExcluir
  27. muito bom mesmo da ate pra mim fazer meu trabalho

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. nao me ajudo pq eu queria saber sobre um negocio ( o desenvolvimento tecnicodos incas ) mas nao achei

    ResponderExcluir
  30. muito bom vai me ajuda faze a prova de amanha,por que pegaro meu livro enprestado e nao devolvero

    ResponderExcluir
  31. quais sao as diferenças e semelhanças na dominaçao dos incas astecas e maias??

    ResponderExcluir
  32. muito bom mas nao encontrei uma resposta que era uma lista sobre estrategias adotadas pelos astecas e incas

    ResponderExcluir
  33. Olá!!! Mais um com trabalho extensoooooooooooooooooo sobre esses maias, incas e astecas!!!! Muito obrigada vou surprender a professora!!! U.U _Maria_

    ResponderExcluir
  34. "eurocêntrico" hahahahaha Quem diz isso é porque tá querendo doar seu coraçãozinho pro "deus" sol. :P

    ResponderExcluir
  35. demais,,,,, vou estudar só por aqui!

    ResponderExcluir