ESCRITA; UM PROCESSO VIVO E INTERATIVO.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Pré História

          A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, evento que marca o começo dos tempos históricos registrados, e que ocorreu aproximadamente em 3500 A.C.. Nessa fase o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na terra.
       O ser humano foi desenvolvendo aos poucos soluções práticas para os problemas da vida. Inventando objetos e soluções a partir de suas necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Para facilitar o estudo dividiremos o período em duas fases: Primeiro o Paleolítico e em seguida o neolítico. 

Paleolítico:
O paleolítico é o primeiro período da Pré-história, seu início é marcado pelos primeiros hominídeos e estende-se até aproximadamente 8 mil a.c.  Ele caracteriza-se  pela fabricação de ferramentas (machados, lanças, cajados, facas, etc) e outros objetos de pedra, ossos e madeira.
A vida neste período baseava-se na caça de animais, pesca e coleta de alimentos (frutos, folhas e raízes).
Os grupos humanos deste período eram nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de um local para outro em busca de água e alimentos. Como precisavam deixar o local constantemente, buscavam moradias provisórias como, por exemplo, cavernas e vãos entre rochas. 

Uma das grandes descobertas do período foi a produção do fogo. Este era produzido através de dois processos.
            O mais rudimentar era a fricção de duas pedras sob um maço de palhas seca. A faísca obtida incendiava a palha.
            Num segundo procedimento, mais elaborado, um graveto era girado sob o furo de uma madeira seca. Este procedimento, através do aquecimento, gerava calor que passava para a palha, provocando o fogo.
                              
Organização social 

             Os homens se organizavam em pequenos grupos, cuja liderança era do mais forte e experiente.

            Aos homens cabia a tarefa de caçar, pescar e proteger o grupo. As mulheres ficavam com a função de preparar o alimento e cuidar dos filhos.

Comunicação 

            A comunicação neste período era baseada na emissão de pouca quantidade de sons (ruídos).
            Outra forma muito usada de comunicação foram as pinturas rupestres (desenhos feitos em paredes de cavernas). Através destes desenhos eles marcavam o tempo, trocavam experiências e transmitiam mensagens e sentimentos.


Rituais e religião

            No Paleolítico, os homens já realizavam rituais funerários. Arqueólogos encontraram, em várias regiões, potes de cerâmica com restos mortais e objetos pessoais dentro de cavernas.
            Eram também realizados rituais religiosos com a utilização do fogo.


IMPORTANTE

            O estudo das sociedades do passado através dos vestígios materiais  é realizado pela Arqueologia. Seu objetivo é compreender os modos de vida daquelas populações.
          Os estudos arqueológicos podem ser sobre diferentes épocas, desde os tempos mais antigos, a partir do surgimento da espécie humana, até períodos mais próximos.


Neolítico
Neolítico é o período da pré-história localizado entre 12 mil e 4 mil A.C. O início deste período é marcado pelo fim das glaciações (época em que quase todo planeta ficou coberto de gelo) e termina com o desenvolvimento da escrita na Suméria (região da Mesopotâmia).
O Neolítico é considerado um período de importantes avanços sociais, econômicos e políticos. Nesse período, o homem descobre-se como um ser social que tem muito mais vantagens agindo em grupo do que individualmente.
Sedentarismo
desenvolvimento da agricultura:
            Este avanço permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza. Não necessitava mais coletar frutos, vegetais e raízes.
            Para obter boas condições de vida, o homem procurava moradias próximo aos rios na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura.

            Aliada a agricultura, a domesticação dos animais permitiu ao homem um aumento significativo na quantidade de produção de alimentos.
            Em decorrência do desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, o ser humano deixou de ser nômade (sem moradia fixa) para tornar-se sedentário (com moradia fixa).
Nas primeiras comunidades que se formaram a organização do trabalho tornou-se necessária. Os homens ficaram encarregados principalmente da segurança (função militar de proteção) e em alguns casos da caça, pesca.

 As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos.
Economia     
            Com o aumento da produção de alimentos ocorreu a geração de excedentes. Além de armazenarem para os períodos de maior necessidade, os homens começaram a trocar estes produtos com outras comunidades. Foi o início da economia de trocas.
            Com mais alimentos, ocorreu um significativo aumento populacional. Este fato passou a gerar a necessidade de formas de administração mais desenvolvidas, inclusive com estabelecimento de lideranças e funções mais específicas dentro da comunidade.
O surgimento das primeiras cidades.
As civilizações que surgiram na  Antiguidade, foram às percussoras na criação do patrimônio cultural que hoje conhecemos.
Estas civilizações surgiram, de um modo geral, por causa das tribos nômades que se estabeleceram em um determinado local onde teriam condições de desenvolver a agricultura. 
Ou seja, as primeiras aldeias organizadas e as primeiras cidades, deram início às grandes civilizações.
            As primeiras civilizações surgiram por volta do quarto milênio A.C. e se desenvolveram as margens de rios importantes, na África e na Ásia; como o rio Tigre, o Eufrates, o Nilo, o Indo e do rio Amarelo.
A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização. Esta região foi habitada por povos como os Acádios, Babilônios, Assírios e Caldeus.











https://www.youtube.com/watch?v=DJ0aSlDtPEg

https://www.youtube.com/watch?v=sCBMPug_fE8

https://www.youtube.com/watch?v=KHLrxTvJBXM

Nenhum comentário:

Postar um comentário